Sobre mim Marca a tua Sessão Fala comigo Contato
Um curioso pela vida e uma enorme paixão pelo estudo de algumas áreas que nos ajudam a relacionar melhor com a vida, tal como ela se apresenta.
Nasci na Guarda, e vivi numa aldeia pequenina chamada Vila Cortês do Mondego. Tive o privilégio de viver num ambiente calmo e muito ligado à natureza. Uma família pacata e muito humilde. Aos 18 anos, fui estudar para a cidade maravilhosa de Coimbra onde me Licenciei em Fisioterapia. Fiquei por Coimbra a desempenhar funções como fisioterapeuta, até 2016.
Depois de trabalhar alguns anos como fisioterapeuta, numa unidade de saúde, sentia-me um pouco cansado da rotina e ao mesmo tempo muito seguro com a estabilidade que tinha. Uma espécie de conflito interior em fazer outras coisas profissionalmente, e ao mesmo tempo não querer abdicar de uma estabilidade financeira razoável.
Se por um lado cumpria uma das velhas ideias em “arranjar um trabalho para a vida”, por outro lado sentia-me a ter dias muitos iguais, monótonos e sem perspectivas de mudança.
O que me levou a abandonar a prática clínica como fisioterapeuta durante alguns meses.
Um grande interesse já havia surgido por entender melhor o que estava a acontecer comigo. Além da leitura, interessei-me pelo estudo da programação neuro-linguística e do coaching. Ferramentas que potenciaram algumas mudanças no relacionamento comigo próprio e com os outros, e isso foi a grande mudança. Comecei a entender melhor alguns padrões que repetia incessantemente e que me continuavam a levar aos mesmo sítios tanto a nível emocional como a nível dos meus resultados práticos.
A partir daí consegui fazer alguns ajustes a nível profissional e retomar a minha prática clínica como fisioterapeuta. Mudou o contexto da minha atuação, o tipo de intervenção, e ganhei novamente interesse para voltar a estudar. Decidi estudar osteopatia, com a Escola de Osteopatia de Madrid e abrir um pequeno gabinete de fisioterapia.
Uma coisa que queria deixar bem claro e sem rodeios, e que os problemas não desapareceram. Eles continuam a existir. Mas acredito que neste momento a forma como me relaciono com eles, e os significados que atribuo são bem mais possibilitadores. E sim, acredito que tem sido isso que me tem permitido viver outro tipo de resultados.
Ao longo dos últimos anos, a utilização e o uso de algumas ferramentas de desenvolvimento pessoal, principalmente o coaching e programação neuro-linguística, tanto na minha vida pessoal como profissional , tornaram mais clara a intenção de transmitir algumas aprendizagens que fiz e ajudar outras pessoas.
Sobre a minha formação:
Licenciado em Fisioterapia e atualmente a estudar osteopatia na Escuela de Osteopatia de Madrid.
Coach certificado com a LifeTraining, pela ICC.
Master em Programação Neuro-Linguística, com a Lifetraining
Trainer oficial do Método LASEr, criado pelo Pedro Vieira e a Lifetraining.
“Das maiores aprendizagens que tenho feito com todos as pessoas, é que todos temos histórias incríveis por contar. Podemos achar que não têm sentido, que ninguém as irá ouvir, ou que são irrelevantes. Porém pertencem a cada um de nós. São únicas e especiais.
O meu convite passa por questionar, perguntar, e ouvir. Se fizer sentido podemos recordar e reviver essas histórias, com todas as aprendizagens que nos trouxeram.
Também podemos dar novos significados e prestar atenção a coisas que poderiam nos ter escapado. Eis um dos grandes poderes, aprender a relacionar-me de várias maneiras com as minhas histórias, com a minha vida.
Por isso gostamos de criar e dar espaço para que as nossas histórias possam surgir, naturalmente. “
Tiago Morais